Embraer 50 Years: The Journey of Wonder
Conceito A3 | Yone Branding
Direção De Arte do fotolivro
// graphic design
A Embraer celebrou seus 50 anos em 2019 com a campanha “Journey of Wonder”. Sua história foi contata através de uma série de ações como exposição de aeronaves atuais e antigas, campanha digital e um livro comemorativo.
Challenge. Create. Outperform.
"Desejo uma boa viagem por este livro. Ele é a comemoração dos sonhos alcançados por uma das mais importantes indústrias de aviação do mundo. E traz também a certeza dos muitos outros que a Embraer ainda vai tornar realidade." — Ozires Silva.
O fotolivro foi concebido para ser um “objeto” mas há uma versão simplificada digital aqui
PHTBX limited edition
identidade visual, embalagens & consultoria de design
// brand identity, packaging, visual guides & design consultancy
O que têm em comum a maestria da cor de Walter Firmo; a abordagem híbrida e conceitual no olhar de Claudia Jaguaribe; o registro histórico e intimista do Clube da Esquina pelas lentes de Cafi; a dramaticidade de luz e cores nos movimentos femininos de Ana Quintella; o noir enigmático construído por Milton Montenegro e a aridez e o alumbramento da paisagem de Walter Carvalho?
A participação na Coleção Phtbx (photobox), uma proposta inovadora de colecionismo, difusão e memória da arte fotográfica. Um time de estreia dos sonhos para amantes da fotografia, experientes ou iniciantes na arte de colecionar.
Photobox: Edição de tiragem limitada com um recorte sobre a trajetória artística de fotógrafos consagrados. Caixas individuais, contendo 12 obras em impressão fine art, numeradas e certificadas.
Projeto gráfico: MariJaguar
Editores: Ana Chafir, Gabriela Toledo e Sergio Cohn
Curadoras: Angela Magalhães, Nadja Peregrino e Gabriela Toledo
impressão fine art: Estúdio Lupa
Impressão caixas: Ipsis
Fotos do evento: Maria Chafir
fotos Flávio Teperman
Claudia Jaguaribe
Ed Madalena
Projeto gráfico do fotolivro Sobre São Paulo
// photobook graphic design
prêmios e indicações // awards and nominations
* Finalista da 57º edição do Prêmio Jabuti na categoria projeto gráfico. // selected as one of the best publishing, graphic design
Com formato inusitado, o livro sanfona pode ser aberto em sua totalidade, revelando, em 20 metros, cinco sequências panorâmicas da cidade de São Paulo. O verso traz trechos de textos e músicas sobre São Paulo, que vão de Padre José de Anchieta a Criolo.
#quarentenabooks
Design do livro de Claudia Jaguaribe
// graphic design - collaborative project
8 fotógrafos e 8 designers unidos no combate à Covid-19. O lucro doado ao PROJETO RIZOMA, que atende a comunidades na região do Capão Redondo, em São Paulo. No atual momento de pandemia o recurso será utilizado para compra de cestas básicas e materiais de primeira necessidade. compre aqui
Concepção e coordenação: Lucas Lenci e André Matarazzo
Produção gráfica: @jairodarocha
Assessoria de imprensa: @jugola
Impressão e editora: @ipsisgrafica
fotógrafos:
@cjaguaribe @bobwolfenson @rodrigo_koraicho @cassiovasconcellos @cristiano.mascaro @dklaj @culafernandes @paulo_fridman
designers:
@marijaguar @pedrogerab @reifus.jpg @kmkstudioco @juliomariutti @eduhirama @bdicelio @rodolfoegarcia
Alice Quaresma
Playground
Éditions Bessard
Concepção, projeto e produção gráfica do fotolivro Playground.
// Photo book: conception and graphic design.
Primeira edição impressa em 500 exemplares lançada no Paris Photo 2019. Fotolivro numerado e acompanhado por uma gravura original a cores assinada por Alice Quaresma (140 x 175 mm).
// Limited Edition 500 + signed C Print
Gabriela Machado
Ed. Madalena
Concepção, edição de imagens, projeto e produção gráfica do fotolivro Rever.
// Photo book: conception, edition and graphic design.
Rever transforma em livro as publicações do perfil de instagram da artista plástica Gabriela Machado. O fotolivro traz imagens cotidianas que revelam a intimidade da autora com as artes visuais.
Destaque de vendas no Paris Photo 2014, Rever tem acabamentos especiais: capa com impressão em tecido, foil com relevo, folhas duplas e encadernação japonesa.
Para comprar o livro clique aqui
Claudia Jaguaribe
Ed. Madalena
Projeto gráfico do fotolivro
// graphic design
* selecionado como um dos melhores fotolivros (best photobooks) de 2015 pelo Kassel Fotobookfestival e pelo Festival de Fotografia de Tiradentes 2016.
Uma continuação do trabalho iniciado em Sobre São Paulo, EntreVistas traz uma nova perspectiva da cidade ao fotografá-la do interior da casa de seus habitantes.
Com imagens panorâmicas, formato sanfona e sem lombada, o projeto gráfico da publicação auxilia a artista na tentativa de explicitar a ligação entre o espaço privado e seu morador e o espaço público e a cidade.
Cristina de Middel
Ed. Madalena
Projeto gráfico do Fotolivro
// Photobook design
prêmios e indicações // awards and nominations
* selecionado entre os 5 finalistas da feira Miolo(s) 2016, evento anual de artes gráficas na Biblioteca Mário de Andrade, SP-Br. Resultado da premiação 4.11.2016. // 5 best photobooks
* selecionado por Hester Keijserna na lista dos 10 melhores fotolivros de 2015, Photobookstore, UK. // 10 best photobooks
Sharkification é uma metáfora do mundo submarino e seus predadores para retratar as favelas do Rio de Janeiro e a estratégia de segurança do governo com as UPPs.
Claudia Jaguaribe
Ed. Tuí
Projeto gráfico do Fotolivro
// photobook graphic design
THE NATURE OF THINGS
edição de artista | fotolivro numerado Claudia Jaguaribe | ed. Tuí | 2019
Lançamento
Hotel Lutetia, Paris, Fr
Paris Photo, Fr
// Claudia Jaguaribe Photobook | Artist edition.
Book Release, 2019: Lutetia, Paris, Fr | Paris Photo, Fr
Cássio Vasconcellos
Ed. Madalena
Design e produção gráfica do Fotolivro.
// Photobook graphic design
prêmios e indicações // awards and nominations
* Selecionado entre as melhores publicações de 2015 pelo editor francês Pierre Bessard e pelo Festival de Fotografia de Tiradentes 2016. // selected as one of the best publishing editions
A imagem de um “aeroporto imaginário”, de 2x5m foi fragmentada em 32 partes. Com capa de acrílico e encadernação especial, o livro convida o leitor a destacar as páginas e remontar o grande aeroporto.
Otto Lara Resende
Cia das Letra
2016-2018
Identidade visual e capas para o relançamento das obras de Otto
/ Visual identity and book covers design
Ed. Bem-Te-Vi
Projeto gráfico do Arquivinho.
/ Graphic design
* vencedor do prêmio Jabuti 2007, melhor projeto gráfico.
/ winner of the 2007 Jabuti Award, best graphic design.
Misha Vallejo
Ed. Madalena
Projeto gráfico do Fotolivro
// photobook graphic design
prêmios e indicações // awards and nominations
* vencedor do prêmio de melhor livro de fotografia de 2016 pela Feira Miolo(s) - Biblioteca Mário de Andrade SP, Br // winner - best photobook
* selecionado com um dos melhores livros de autor do ano pelo festival de fotografia Rencontres de la Photographie, Arles, França.
• O fotolivro recebeu também menção Honrosa na competição internacional de photobook FELIFA-FOLA 2016, Buenos Aires, Argentina.
// This publication was selected among the best author photobooks by the festival Les Rencontres de la Photographie 2016 in Arles, France. The photo-book also got an honorable mention at the International Prize Felifa-Fola (Argentina, 2016) and was selected as the best photography book in Brazil by the festival Féria Miolo(s) 2016.
Al Otro Lado é um fotolivro sobre um território marginalizado, esquecido, perigoso. Retrata a vida cotidiana de Puerto Nuevo, uma cidade equatoriana nas margens do rio San Miguel. O fotógrafo de Riobamba, Equador, capta a realidade de uma comunidade fronteiriça fundada por colombianos, vítimas do conflito armado.